DESENHANDO GUERREIRAS – MOZART COUTO
A editora paulistana Criativo enfatiza sua posição de importância no seguimento “aprenda a desenhar” com um novo volume — desta vez, é o mestre Mozart Couto que está apresentando sua inimitável destreza no desenho de mulheres guerreiras.
Por sua notável habilidade em ilustrar figuras humanas musculosas em ambientes hostis, sugerindo heróis primitivos pré-históricos e belicosos, Mozart é comparado ao ícone capista americano Frank Frazetta, e também é imediatamente lembrado quando pensamos em guerreiras de papel que incorporam beleza plástica feminina, apelo erótico e agressividade.
Com Desenhando Guerreiras, Mozart Couto dispõe ao alcance de todos, didaticamente, a sua invejável técnica no desenho dessas mulheres, dos esboços às artes-finais, tanto isoladas como em cenas de ação, interagindo com elementos da natureza, com outras figuras humanas e com seres fantásticos, hipoteticamente mitológicos.
Além de ensinar a desenhar no estilo do autor, Desenhando Guerreiras é uma amostra do portfólio de um gênio da ilustração, um volume cuja beleza intrínseca tem o poder de valorizar qualquer biblioteca, como que a confirmar o que dizem de seu autor os seus incontáveis fãs anônimos e, textualmente, o venerado Arthur Garcia, em depoimento incluso no livro: “Mozart Couto é o melhor desenhista do Brasil.”
DESENHANDO GUERREIRAS
Editora: Criativo
Autor: Mozart Cout
ISBN 978-85-64249-21-9
Formato: 17 x 24 cm, lombada quadrada
96 páginas
SOBRE O AUTOR
O mineiro de Juiz de Fora Mozart Couto é mais um talento revelado no final dos anos 1970 pela editora paranaense Grafipar, onde começou a trabalhar profissionalmente como desenhista e roteirista de HQs.
Depois, passou a produzir para editoras diversas do eixo Rio-São Paulo, recebendo, em 1986, o Prêmio Angelo Agostini da Associação de Quadrinhistas e Cartunistas de São Paulo, como melhor desenhista. A partir de 1988, começou a exportar seus trabalhos para a Europa, que foram publicados em álbuns de HQs e tiras de jornais, na Bélgica, França, Alemanha, Dinamarca e Holanda.
Em 1993, passou a trabalhar para o mercado norte-americano, colaborando nas revistas da Marvel, DC, Acclaim, Dark Horse e Image. No início da década passada, colaborou com a editora Opera Graphica, produzindo capas para publicações do herói O Fantasma e álbuns com suas célebres guerreiras.
Atualmente, o trabalho de Mozart Couto é mais voltado para a ilustração de livros didáticos, de literatura e de RPG, para as editoras FTD, Saraiva, Ática, Melhoramentos, Paulinas, Record, Ave-Maria, Moderna e Scipione.
ESTE VOLUME CONTEM:
Proporção e Construção
Nem de seguir o roteiro clássico de técnicas e ter controle de seu conhecimento, é importante aplicar linhas que devem sempre remeter à sensualidade, força, agilidade e graciosidade.
Estilização
O toque pessoal de cada artista aliado à técnica aqui apresenta deverá aumentar o numero de opções para que sua arte seja bem executada, mesclando sempre ferocidade e beleza feminina.
Postura e Movimento
O estudo de uma cena de movimentação deve ser feito à exaustão antes de ser desenhada. Técnicas fundamentais para dar maior dinâmica à cena são aqui estudadas e compreendidas.
Rosto
O aluno aprende a praticar desenhando o rosto feminino em diferentes ângulos para que o personagem tenha uma identidade definida, equilibrando delicadeza e rusticidade de uma guerreira.
Escorço
A aplicação das técnicas de figuras geométricas é benéfica à arte, e a teoria aqui encontrada aliada ao uso da criatividade é fundamental para desenvolvimento do seu estudo.
Indumentária
A importância de armaduras e acessórios é apresentada de maneira a facilitar a aprendizado do aluno, com técnicas necessárias para que seja obtida um resultado enriquecedor no processo final.
Entendendo as Imagens
A capacidade de entendimento de cada imagem a ser desenhada é de extrema importância para que a harmonia entre o personagem envolvido ocorra de forma coerente.
Arte-Final
É a assinatura de artistas. Além do estudo das cores e técnicas de pintura, é imprescindível buscar e experimentar as ferramentas que tem melhor funcionamento em seu processo artístico.